Nos dias 9 e 14 de novembro o ambiente escolar da cidade de São Francisco do Oeste/RN recebeu a expressão artística e cultural Afro-Nordestina, materializada nas peças artesanais confeccionadas a partir dos saberes do nosso interior potiguar. A exposição é um projeto que busca levar o saber do artesanato sustentável, utilizando madeira reciclável, técnicas de pirografia, fabricação de instrumentos musicais, utensílios domésticos e decorativos produzidos de forma sustentável através de materiais recicláveis e encontrados nas matas do sertão potiguar.
No dia 9 de novembro, o projeto foi realizado junto com a turma do projeto de leitura "Pequenos leitores grandes aventuras" do Instituto de educação infantil Professora Maria do Carmo Leite Marinho, que foi realizada na escola municipal 7 de setembro. Ao final do evento foi realizado apresentação de capoeira com o grupo de capoeira Berimbaus do Oeste, entrega de brindes para as crianças e peças artesanais para os diretores da escola e coordenadores do projeto de leitura.
No dia 14/11 foi também na escola 7 de setembro, porém com a comunidade da própria escola, no qual contou também com a apresentação de capoeira do Grupo de Capoeira Berimbaus do Oeste.
O projeto na edição de 2024 é realizado pelo artista artesão Elisson Chales (@nunessslima ), o ponto de cultura Quintal dos Paranauês (@quintaldosparanaues1) através do seu representante Ronivon Bessa (@rony_bessa ) e o mestre Artesão Gideao Pontes também mestre de capoeira do grupo Berimbaus do Oeste (@grupodecapoeiraberimbausdoeste ) por meio dos recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal. O projeto tem como objetivo levar a cultura popular do artesanato interiorano para dentro das escolas, democratizando e valorizando a cultura local, além de contribuir cuturalmente com o ambiente escolar. Junto a exposição foi realizado a integração da cultura nordestina do artesanato com a cultura nordestina da capoeira com o grupo de capoeira Berimabus Do Oeste.
0 Comentários