OS MANDAMENTOS DA LUTA REGIONAL BAIANA DE MESTRE BIMBA

 



Mestre Bimba, Fundador da Luta Regional Baiana, a popular Capoeira Regional, foi sem sombra de dúvidas o principal responsável para que a capoeira atingisse o patamar que tem hoje. Desde desafios em público, disputas em ringues com outras artes marciais, apresentações para autoridades importantes do país, Mestre Bimba buscava a cada momento externar o valor da capoeira regional e mostrar sua potencialidade frente a outras artes marciais.

Um fato interessante do grande idealizador da capoeira, era a boa imagem da arte passada para o público, sendo a academia de Mestre Bimba um ponto também de educação e filosofia de vida. Dentre as sistematizações do curso de Capoeira Regional, existia também um regulamento que conduzia a conduta dos alunos na academia e fora dela. Os “mandamentos”, que auxiliavam os alunos de modo a aprender mais rapidamente a capoeira regional, ficavam expostos na academia para que fossem observados diariamente. Era uma forma de conduta que auxiliavam tanto dentro dos treinos como também para a vida fora da capoeira. 

Na íntegra, o texto era exposto da seguinte forma: 

EM SEU BENEFÍCIO 

1- Deixe de fumar. É proibido fumar durante os treinos 

2- Deixe de beber. O uso do álcool prejudica o metabolismo muscular. 

3- Evite demonstrar aos seus amigos de fora da “roda” de capoeira os seus progressos. Lembre-se de que a surpresa é a melhor aliada numa luta. 

4- Evite conversar durante o treino. Você está pagando pelo tempo que passa na academia; e observando os outros lutadores, aprenderá mais. 

5- Procure gingar sempre. 

6- Pratique diariamente os exercícios fundamentais. 

7- Não tenha medo de se aproximar do oponente. Quanto mais próximo se mantiver, melhor aprenderá. 

8- Conserve sempre o corpo relaxado. 

9- É melhor apanhar na “roda” que na rua...

Postar um comentário

0 Comentários