Projeto Capovida: Vivênciando a capoeira na melhor idade



Aconteceu hoje 10/04 o projeto "Capovida: vivênciando a capoeira na melhor idade". As atividades aconteceram no espaço do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de vículos da cidade de Marcelino Vieira-RN. O projeto é de autoria do produtor cultural Antonio Ronivon, conhecido como Costurado na comunidade da capoeira. Antonio Ronivon tem mais de 15 anos de capoeira, é produtor cultural e pós-graduando em cultura Afro-brasileira na educação. O projeto Capovida é uma vivência de capoeira adaptada para para o grupo de idosos do Serviço de Convivência de Marcelino Vieira-RN, visando promover uma experiência de bem-estar físico, emocional e social dos participantes, além de resgatar a ancestralidade e tradições.


A capoeira adaptada é o uso dos elementos lúdicos, musicais, sociais e físicos da capoeira adaptados para uma determinada característica etária ou de locomoção dos participantes, como o público idoso, infantil ou pessoas com dificuldades motoras e cognitivas. Muitos movimentos como a Capoterapia, gingoterapia, yogaterapia entre outros, são exemplos de modalidades adaptadas da capoeira para públicos específicos com objetivos específicos. 

A capoeira por sua inclusão e diversidade já abarca todas as categorias de praticantes, porém a modalidade adaptada busca não apenas ensinar a tradição, mas sim causar uma experiência lúdica, física, social e mental com os elementos da arte capoeira. O envelhecimento ativo é fundamental para a qualidade de vida dos idosos. A capoeira, com suas características lúdicas e integradoras, pode desempenhar um papel significativo na promoção da saúde física e emocional.



A capoeira, com sua riqueza cultural e movimentos dinâmicos, contribui para a melhoria da coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade, atendendo às necessidades específicas dessa faixa etária. Além disso, a prática dessa arte promove a interação social, resgata histórias, cantigas e costumes criando um ambiente acolhedor e propício para a construção de novas amizades. A capoeira, com seus ritmos envolventes e elementos musicais, proporciona momentos de descontração e alegria, impactando positivamente no bem-estar emocional dos participantes.



Ao resgatar a cultura da capoeira de maneira adaptada, o projeto não apenas enriquece a vida dos idosos, mas também contribui para a preservação e difusão desse importante patrimônio cultural brasileiro. A capoeira para idosos é uma iniciativa que vai além do físico, abraçando as dimensões sociais e culturais, buscando proporcionar uma experiência transformadora e inclusiva para a melhor idade de Marcelino Vieira, RN.












Postar um comentário

0 Comentários